Sugestão de Software: Soulseek

Saudações! Eu vou recomendar meu software favorito para download de músicas: Soulseek! Vou comentar suas utilidades, utilizações e, por fim, o porquê de eu gostar tanto dele, além de estabelecer um panorama geral em relação aos programas P2P. Vamos lá!

Introdução
Com o avanço da internet, atualmente está cada vez mais comum baixar músicas por aí. Desde artistas famosos até desconhecidos, basta uma pesquisadinha no Google para obter sites de download de mp3 de graça. Porém, essa estratégia já está muito manjada. Geralmente, os primeiros sites de download que aparecem em servidores de busca são pagos (apesar de, ilogicamente, estampar for free no próprio título), ou contém vírus, adawares, spywares, o escambau. As raras exceções são encontradas mediante exaustivas peneiradas pela web, mas existem. A questão é que quando são muito famosos, são fechados pelas corporações de Direitos Autorais, e quando são desconhecidos, bem… São desconhecidos…
Então, o que fazer? Depois de anos (literalmente!) procurando por programas de download de música confiáveis, A verdadeira revolução está nos softwares de download de música P2P.

O que diabos significa P2P?
Para aqueles que não sabem, P2P significa peer-to-peer que significa uma conexão entre vários computadores independentemente de um servidor central. Em outras palavras, os computadores trocam informações sem depender de mediadores ou de um computador central.
A diferença entre softwares P2P e os comuns é gigantesca. Enquanto os programas comuns dependem de um computador central (de forma que se alguma empresa quisesse acabar com o troca-troca seria só ‘inutilizar’ esse tal computador), os P2P dependem apenas dos computadores que tiverem ligados entre si (logo, se alguem quisesse acabar com o programa, teria duas escolhas: acabar com a internet, ou acabar com todos os computadores da Terra).
Por fim, existem vários tipos de programas que exploram a conexão P2P. O Soulseek envolve troca de músicas e (como iremos ver depois) todos os outros tipos de arquivo.

Por que escolher um programa P2P?
Porque a conexão é segura (sem chances de acabar), pode-se baixar qualquer música que você queira, desde que outra pessoa a tenha e por haver a liberdade de pausar o download e depois resumi-lo.

Quais as desvantagens de um programa P2P?
Por ser um programa que conecta vários computadores, qualquer pessoa que possua o programa que você escolheu pode acessar seus arquivos (porém, dependendo do programa, só as pastas que você escolher se tornam públicas, esse é o caso do Soulseek). Tambem, são maiores as chances de se baixar arquivos com vírus, se não há mediadores ou computadores centrais.
De uma forma ou de outra (sendo P2P ou ”normal”), os riscos são do próprio usuário – podendo ocorrer exceções como um computador explodindo aqui ou L.E.R. acolá. Ao indicar esse programa, não me responsabilizo por qualquer dano que ocorra com você, com seu computador ou com seus arquivos. Só porque deu certo comigo e com mais um milão de usuários não significa que vai dar certo com você (apesar de eu acreditar que dê certo, sim).

Ao escolher programas P2P, você deve perceber que existem vários programas de download de músicas, como o Kazaa, LimeWare, eMule, etc.


Então por que o Soulseek, dentro de todos os programas P2P?
Por alguns quesitos bem essenciais.
Simplicidade, visto que o Soulseek é um dos programas mais simples de se utilizar, estando tudo literalmente à um clique ou dois de distância. Tambem possui um layout bem simples e completamente customizável.
Universalidade, ou seja, o Soulseek não baixa apenas músicas! Ele baixa qualquer tipo de arquivo que você quiser! Desde arquivos .jpg, bitmap, .rar, .iso, .aac até arquivos do sistema do Windows, como .ini, .bin, .dll
Eficiência. O Soulseek é um dos softwares P2P mais usados atualmente. Mais usuários significam mais arquivos disponíveia para download. Logo, praticamente qualquer música que você queira estará a sua disposição.
Além de um programa de download, Soulseek é uma comunidade. Dentro do Soulseek existem salas de bate-papo mundiais. Desde as mais famosas até as que você mesmo pode criar. E, ainda assim, você pode conversar com usuários separadamente, adicionar como amigos e até enviar arquivos especificamente para quem você quiser!
Segurança, o mais importante. O Soulseek pede sua permissão e confirmação em relação aos arquivos e pastas que você quer compartilhar com os outros. Agora, em relação aos arquivos que você baixa, todos os programas P2P seguem na mesma: use um programa antivirus e mantenha-o atualizado. Não tem muito o que se dizer sobre isso.
Eu uso o Soulseek faz 2 anos, sempre baixando musicas e até filmes, e nunca me ocorreu algum problema envolvendo vírus (ou eu estou completamente seguro, ou estou completamente ferrado… haha)

Enfim, vamos usar o Soulseek!
Sim! Para baixá-lo, visite o site oficial do Soulseek, clicando aqui e em ‘Download’, na parte esquerda superior da tela. Quando terminar de baixar e instalar, volte aqui e continue lendo.

Tutorial (ou, Como Instalar e Usar o Soulseek )
Em vez de descrever completamente o que você deve fazer para instalar e configurar seu Soulseek, resolvi deixar um link para um outro Blog, no Blogger mesmo, sobre tudo envolvendo o lado prático do Soulseek, http://soulseektutorial.blogspot.com/
Se não estiver funcionando ou qualquer defeito que possa acontecer, uma simples pesquisa no Google vai dar conta do recado, certo? O que eu estou fazendo é sugerir um programa, não detalhar o passo-a-passo de como usá-lo.

Por último, meu nome de usuário no Soulseek é kurebisubarudo, para caso algum dia você me ache e queira baixar minhas músicas.
Desejo uma boa utilização do programa e que você baixe muitas músicas!

Publicado em sexta-feira, 26 fevereiro 2010, em Sem categoria e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Obrigado. E para mac? É possível?

Deixe um comentário