Novo estudio da EA e resposta da Activision

Depois de uma guerra com a Activision, eles estão de volta. Jason West e Vince Zampella, responsáveis por grande parte do sucesso da série Call of Duty, vão fundar um novo estúdio. E ele não poderia ter um nome mais apropriado: Respawn Entertainment.

O financiamento do estúdio, em primeira instância, virá todo da Eletronic Arts, que também será responsável pela distribuição exclusiva dos jogos do novo estúdio.  Como de costume, o dinheiro que for arrecadado com os jogos serão divididos entre os sócios e dessa maneira quitam-se dívidas. Ou não.

O grande notícia é que pelo visto, West e Zampella terão controle total sob o contúdo intelectual do estúdio. Ou seja, será uma desenvolvedora independente, financiada pela maior das distribuidoras, a EA.
Em entrevista, Zampella declarou: “Estamos começando do zero. É algo completamente novo e excitante”. 
 A EA mostra que quer melhorar ao máximo possivel sempre. Ao deixar de ser uma simples empresa caça-níqueis, a distribuidora começa a investir pesado em qualidade.
“É algo irônico eles estarem com a gente. Mas a situação que eles se encontravam era uma oportunidade comercial imperdível para nós”, disse o presidente da EA Games, Frank Gibeau.

Não há nada previsto para um novo jogo da dupla, porém eles dizem que além de fazer um grande game, querem expandir o alcance para novas mídias; tais como gibis, filmes e internet. Ao sair da Activision e concluir Modern Warfare 2, eles disseram que após tanta guerra chega a hora de tentar novos caminhos. Isso, para Zampella, não se aplica somente ao desenvolvimento dos jogos. “Nós aprendemos do jeito mais difícil. Mas é assim mesmo. Só dessa maneira podemos entregar um trabalho de qualidade”, declarou.
O nome desses dois significa dinheiro. Qualidade e dinheiro. O maior sucesso da indústria do entretenimento carrega o nome de West e Zampella, o que dizer agora deles dois, livres das correias da Activision e com o suporte da EA? Não esqueçamos que também houve problemas entre eles e a EA há algum tempo (durante a produção da série Medal of Honor).

E a Activision não ficou calada não. Depois do anúncio da criação do novo estúdio Respawn Entertainment, por Vince Zampella e Jason West – criadores da série Call of Duty, obviamente a Activision, empresa da qual foram demitidos, não iria ficar quieta, ainda mais levando-se em conta que esse novo estúdio fez parceria com ninguém menos que a maior concorrente deles, a Electronic Arts.

Segundo um representante da Activision, “Esse acordo não é uma surpresa para a Activision dado a miríade de atividades impróprias detalhadas no contra-processo apresentado sexta-feira contra Jason West e Vince Zampella. Estamos ansiosos a continuar o trabalho com o grande talento da Infinity Ward em excitantes novos projetos.”

Resta saber como terminará a novela Activision X Respawn Entertainment – lembrando que o processo contra a Activision pede, além de uma indenização de 36 milhões de dólares, os direitos da franquia Call of Duty. Porém, com ou sem a franquia, o chefão da EA Frank Gibeau já deixou claro que vão trabalhar com novas IPs, e por isso não estão trabalhando de algum modo com as 2 atuais maiores franquias de FPS da EA: Battlefield e Medal of Honor.
De acordo com Gibeau, “Isso é um acordo com a EA Partners (…), esses caras não tem papéis nessas franquias.”

Anúncios

Publicado em terça-feira, 13 abril 2010, em Games, Notícias. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: