61% dos brasileiros não têm acesso a internet

    Uma pesquisa recente informa que a maioria do país ainda não acessa a web. Mesmo com o grande crescimento do setor de informática e até a inclusão digital, os resultados mostram que grande parte do Nordeste não tem acompanhado o crescimento do país. Como grande meio de veiculação de informações, a Televisão ainda se mostra invicta.
    Feita com 21,5 mil brasileiros maiores de 10 anos, sendo 85% moradores de áreas urbanas e 15% de área rural, a pesquisa demonstrou tambem o declínio das LAN Houses pelo país. Em 2008, 48% dos brasileiros disseram ter usado LANs, número que caiu para 45% em 2009.
    Com o crescimento da publicidade via internet, e dos sistemas de notícia e até de blogs de nerds sem nada o que fazer, deve-se levar em conta a realidade do país. O mundo desenvolvido tem índices de uso de internet completamente diferentes.
    Na Europa, 40% da população não faz uso regular da web. No Japão e nos EUA, sistemas de fibra ótica e internet superrápida estão à todo vapor. Na China, apesar da censura ferrenha, o uso da internet tem demonstrado crescimento em todas as camadas econômicas. E como o Brasil vai encarar isso?
    O principal aspecto da transformação da terceira para a quarta revolução industrial, no Brasil, é cultural. Simplesmente a cultura conservadora não admite a transição entre sistemas analógicos para digitais, como por exemplo o jornal impresso, ou o da TV, para o da internet. Tanto por questões de lucro, quanto de público-alvo. E o público-alvo entra no segundo aspecto.
    O segundo aspecto, é a capacidade econômica da população. Mesmo tendo uma renda per-capita relativamente alta, no Brasil, o índice de desigualdade social é tamanho que grande parte da população não é capaz de comprar um computador. Então, onde se encaixam as políticas de massa? Se você fosse um anunciante de sabonete ou até político, onde faria propaganda? Na internet ou na TV?
    Um assunto aparentemente superficial leva a questões profundas da mentalidade brasileira. O que você acha?

Anúncios

Publicado em terça-feira, 11 maio 2010, em Notícias. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Mas a coisa já tem melhorado muito. Quando fui apresentado à rede em meados dos anos 90, internet era uma coisa impensada para grande parte do povo. Depois que a Positivo começou a quase distribuir computadores, quase todos estão on.
    Até mais…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: