Especial Opeth Pt.1/11 – Orchid

Opeth é uma banda de death metal e metal progressivo originária da Suécia, formada em 1990.
O nome Opeth, segundo a banda,  é uma referência ao livro “Sunbird”, de Wilbur Smith.
É constantemente apresentada a quem nunca a ouviu como uma versão obscura do Dream Theater.
Os trabalhos da banda se caracterizam pelo contraste que surge entre os elementos mais leves de violão, canto e jazz, combinados à agressividade do death metal. Além das peculiaridades que tornam a sonoridade da banda algo singular, os temas por ela abordados se focam em aspectos sombrios da subjetividade humana, tais como angústia, medo, remorso e outras formas de sofrimento presentes em gêneros musicais mais sentimentalistas e melancólicos como o doom metal e outras ramificações da música gótica, fato que gera controvérsia sobre a real natureza da banda. Suas canções são fortemente marcadas por elementos oníricos que, somados a uma atmosfera inebriante e envolvente, transmitem a nebulosa sensação de devaneio. Seu vocalista e principal guitarrista é Mikael Åkerfeldt, que alterna constantemente entre o vocal gutural e o vocal limpo.
O Opeth foi formado em Estocolmo, Suécia, por David Isberg em 1990. Isberg convidou Mikael Åkerfeldt para reunir-se à banda em sessões de música como baixista, mas não avisou os outros membros, inclusive o então baixista da banda. Como resultado, todos os membros da banda saíram exceto por Isberg, e Åkerfeldt logo oficializou o convite após o fim de sua outra banda, Eruption.
Com Åkerfeldt na guitarra e David Isberg no vocal, o Opeth ainda estava precisando de outros membros. Para isso reuniram o antigo baterista do Eruption e amigo de Åkerfeldt,Anders Nordin, além de Nick Döring no baixo. Andreas Dimeo foi recrutado posteriormente como segundo guitarrista. Ensaiando em uma escola e com equipamentos antigos que eles encontraram, essa formação durou menos de um ano e apresentou-se somente uma vez. 
Em1991 os integrantes passaram o verão ensaiando na ilha de Hamnholmen, fora de Estocolmo, com seu antigo amigo de escola e baixista Max Jaderberg, que havia sugerido um som mais proeminente de instrumento na banda.
Após sua primeira apresentação Andreas Dimeo e Nick Döring saíram da banda. Para a segunda apresentação o guitarrista Kim Pettersson e o baixista Johan DeFarfalla reuniram-se à banda. Posteriormente DeFarfalla deixou a banda, retornando somente em 1994. Pettersson permaneceu para outro concerto, deixando a banda somente em 1991. Para aquela apresentação foi recrutado Peter Lindgren para o baixo, mas após a saída de Pettersson Lindgren retornou à guitarra, seu instrumento original.
Isberg deixou a banda no início de 1992 devido à diferenças e Mikael tornou-se o novo vocalista, amplamente devido à sua experiência no papel no Eruption. Junto com Lindren começaram a escrever novo material, e passaram a ensaiar como um trio até a entrada do novo baixista, Stefan Guteklint, que reuniu-se à banda por um ano.
Após assinarem contrato com a Candlelight Records Stefan Guteklint foi retirado da banda. Gravaram o primeiro álbum Orchid em 1994, com Johan DeFarfalla como baixista de estúdio, que posteriormente tornou-se membro oficial da banda. O álbum foi lançado no ano seguinte, e em1997 nos Estados Unidos pela Century Media Records. A produção foi feita pela própria banda , com o apoio de Dan Swanö na engenharia de som.
Orchid é o album de lançamento de Opeth, lançado na Europa pela Candlelight Records em 1995 e pela Century Media Records nos Estados Unidos em 1997. Posteriormente foi re-editado em 2000. Esta re-edição contém a faixa bónus denominada “In the Frost of Winter”, gravada durante um ensaio em 1992.
A que lhes ofereço é a versão original européia de 1995.
O album consta com músicas na maioria a cima de 10 minutos, como “In Mist She Was Standing” que beira aos 15 minutos.
Porem as músicas “Silhouette” e “Requiem” são breves faixas acusticas de 3 e 1 minuto respectivamente. Devido ao processo de gravação de Orchid, o fim de “Requiem” foi colocado no começo de “The Apostle In Triumph”. A banda lamenta por isso, que diz que não foi sua culpa.
Banda: Opeth
País: Suécia
Gênero: Death Metal/Metal Progressivo
Álbum: Orchid
Ano: 1995
Integrantes:
Mikael Åkerfeldt – Vocal, Guitarra
Peter Lindgren – Guitarra
Johan DeFarfalla – Baixo
Anders Nordin – Bateria, Teclado
Faixas:
01. In The Mist She Was Standing
02. Under The Weeping Moon
03. Silhouette
04. Forest Of October
05. The Twilight Is My Robe
06. Requiem
07. The Apostle In Triumph
Anúncios

Publicado em segunda-feira, 24 maio 2010, em Música e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: